quarta-feira, 5 de março de 2008
terça-feira, 4 de março de 2008
Lição nº 100 e 101
27/02/2008
SUMÁRIO:
Constituintes básicos de uma célula.
Escrevemos no Quadro (está acima)
Água:
http://www.johnkyrk.com/H2O.html
Glícidos:
http://www.stolaf.edu/people/giannini/flashanimat/carbohydrates/glucose.swf
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/condense.htm
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=AP13104
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation3.html
Lípidos:
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/triglyc.htm
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=AP13204
http://www.hhmi.org/biointeractive/obesity/molfat/index.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/videos/animation4.html
Proteínas:
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation5.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation6.html
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/amino.htm
http://www.learner.org/channel/courses/biology/archive/animations/hires/a_proteo1_h.html
http://www.stolaf.edu/people/giannini/flashanimat/proteins/protein%20structure.swf
http://www.johnkyrk.com/aminoacid.html
Ácidos Nucleicos:
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation7.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation8.html
http://www.pbs.org/wgbh/nova/genome/dna_flash.html
http://www.johnkyrk.com/DNAanatomy.pt.html
Informação variada em inglês e testes on-line:
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/carbohydrates.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/lipids.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/proteins.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/nucleicacids.htm
Outras animações (mas é preciso programa apropriado):
http://www2.ufp.pt/~pedros/bq/carb.htm
SUMÁRIO:
Constituintes básicos de uma célula.
Escrevemos no Quadro (está acima)
Água:
http://www.johnkyrk.com/H2O.html
Glícidos:
http://www.stolaf.edu/people/giannini/flashanimat/carbohydrates/glucose.swf
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/condense.htm
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=AP13104
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation3.html
Lípidos:
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/triglyc.htm
http://www.wisc-online.com/objects/index_tj.asp?objID=AP13204
http://www.hhmi.org/biointeractive/obesity/molfat/index.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/videos/animation4.html
Proteínas:
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation5.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation6.html
http://www.tvdsb.on.ca/westmin/science/sbioac/biochem/amino.htm
http://www.learner.org/channel/courses/biology/archive/animations/hires/a_proteo1_h.html
http://www.stolaf.edu/people/giannini/flashanimat/proteins/protein%20structure.swf
http://www.johnkyrk.com/aminoacid.html
Ácidos Nucleicos:
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation7.html
http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/pruitt/0471473219/bioinquiries/appb/flash/animation8.html
http://www.pbs.org/wgbh/nova/genome/dna_flash.html
http://www.johnkyrk.com/DNAanatomy.pt.html
Informação variada em inglês e testes on-line:
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/carbohydrates.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/lipids.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/proteins.htm
http://www.chemsoc.org/networks/learnnet/cfb/nucleicacids.htm
Outras animações (mas é preciso programa apropriado):
http://www2.ufp.pt/~pedros/bq/carb.htm
Lição nº 98 e 99
25/02/2008
SUMÁRIO:
Célula: unidade de estrutura e de função.
http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm
http://www.wiley.com/legacy/college/boyer/0470003790/animations/cell_structure/cell_structure.htm
Escrevemos no Quadro (está acima)
SUMÁRIO:
Célula: unidade de estrutura e de função.
http://www.cellsalive.com/cells/cell_model.htm
http://www.wiley.com/legacy/college/boyer/0470003790/animations/cell_structure/cell_structure.htm
Escrevemos no Quadro (está acima)
Lição nº 97
21/02/2008 e 22/2/2008
SUMÁRIO:
Conclusão da aula anterior.
Trabalho laboratorial: Microscopia + Observação de seres vivos recolhidos no trabalho de campo.
Acabar de corrigir os TPC
Site sugerido pela professora:
http://www.actionbioscience.org/biodiversity/
PESQUISA ENVIADA PELOS ALUNOS:
Cristophe e Sabrina:
http://web.educom.pt/~pr1272/apanimais.htm
Fábio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade
Pedro:
http://www.youtube.com/watch?v=TBZInwANS2U
Fábio:
http://youtube.com/watch?v=s0xFhkWb6go
http://youtube.com/watch?v=QSKNlFz-wPs
Bruno:
http://bicharada.net/animais/noticias3g.php?id=810
Sara:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=4521&iLingua=1
Cátia e Joana:
http://br.youtube.com/watch?v=QRbe9c8obEA
André:
http://youtube.com/watch?v=Hdc43p1K4aw
Diogo:
http://br.youtube.com/watch?v=Mm8Omd7A53s
Henrique:
http://www.youtube.com/watch?v=HWjN07Pp_14&NR=1
Nara:
http://www.youtube.com/watch?v=Nh33aPQrEmI
Fátima:
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/09/18/18_MHG_ci62jpg.jpg
Hélio:
http://www.youtube.com/watch?v=eGNkUXuHWHc
Para TPC: Trabalhos em grupos de 2, em cartolina: Esquemas legendados e funções da ultra-estrutura dos vários organitos celulares e células: procariótica, animal, vegetal.
SUMÁRIO:
Conclusão da aula anterior.
Trabalho laboratorial: Microscopia + Observação de seres vivos recolhidos no trabalho de campo.
Acabar de corrigir os TPC
Site sugerido pela professora:
http://www.actionbioscience.org/biodiversity/
PESQUISA ENVIADA PELOS ALUNOS:
Cristophe e Sabrina:
http://web.educom.pt/~pr1272/apanimais.htm
Fábio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiversidade
Pedro:
http://www.youtube.com/watch?v=TBZInwANS2U
Fábio:
http://youtube.com/watch?v=s0xFhkWb6go
http://youtube.com/watch?v=QSKNlFz-wPs
Bruno:
http://bicharada.net/animais/noticias3g.php?id=810
Sara:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=4521&iLingua=1
Cátia e Joana:
http://br.youtube.com/watch?v=QRbe9c8obEA
André:
http://youtube.com/watch?v=Hdc43p1K4aw
Diogo:
http://br.youtube.com/watch?v=Mm8Omd7A53s
Henrique:
http://www.youtube.com/watch?v=HWjN07Pp_14&NR=1
Nara:
http://www.youtube.com/watch?v=Nh33aPQrEmI
Fátima:
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/09/18/18_MHG_ci62jpg.jpg
Hélio:
http://www.youtube.com/watch?v=eGNkUXuHWHc
Para TPC: Trabalhos em grupos de 2, em cartolina: Esquemas legendados e funções da ultra-estrutura dos vários organitos celulares e células: procariótica, animal, vegetal.
Correcção da página 17 do manual:
1. Em ambos se refere a destruição da biodiversidade.
2. Usaram as árvores da floresta como combustível (lenha) para os navios.
3. A I e a II.
Acrescentámos um 4º tipo de causas: Causas Indirectas, como o aquecimento global e outras alterações globais nos subsistemas terrestres.
4. A manter-se o contexto actual de desresponsabilização ambiental, o aumento da actividade humana levará à diminuição da biodiversidade. Nós esperamos que o aumento da população humana a par do consequente prejuízo económico da perda de biodiversidade, se possa ainda traduzir em inovação científica e tecnológica que permita atingir uma sustentabilidade na biosfera e assim levar a um futuro em que a conservação da biodiversidade seja um facto.
5.
Participar nas associações de protecção da natureza,
Ser um consumidor consciente (Ver "melhor escolha" do Oceanário),
No nosso dia-a-dia, praticar a regra dos 3R`s,
Poupar água e energia
2. Usaram as árvores da floresta como combustível (lenha) para os navios.
3. A I e a II.
Acrescentámos um 4º tipo de causas: Causas Indirectas, como o aquecimento global e outras alterações globais nos subsistemas terrestres.
4. A manter-se o contexto actual de desresponsabilização ambiental, o aumento da actividade humana levará à diminuição da biodiversidade. Nós esperamos que o aumento da população humana a par do consequente prejuízo económico da perda de biodiversidade, se possa ainda traduzir em inovação científica e tecnológica que permita atingir uma sustentabilidade na biosfera e assim levar a um futuro em que a conservação da biodiversidade seja um facto.
5.
Participar nas associações de protecção da natureza,
Ser um consumidor consciente (Ver "melhor escolha" do Oceanário),
No nosso dia-a-dia, praticar a regra dos 3R`s,
Poupar água e energia
Correcção da página 15 do manual:
1.
Produtores ou Autotróficos:
Elaboram a matéria orgânica de que necessitam a partir de matéria mineral.
Consumidores (inclui macroconsumidores e microconsumidores=decompositores):
Elaboram a matéria orgânica de que necessitam a partir da matéria orgânica que consomem)
Atenção: todos os seres vivos elaboram a sua própria matéria, por exemplo têm que formar as suas proteínas.
2. Os elementos químicos (como o azoto e o carbono que "vimos" na mata da escola) circulam entre os produtores, os consumidores, os decompositores e o meio mineral (solo, água e ar), regressando a um dos elos por onde já passou, por exemplo aos produtores.
Fizemos a revisão dos vários níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
3. De nível trófico para nível trófico há perdas enormes de energia, porque nem todos os seres vivos de um dado nível trófico são consumidos, porque se perde energia sob a forma de calor e porque muito energia é usada nas actividades celulares. Quanto menor for a cadeia alimentar, menores perdas energéticas existem, portanto menores gastos económicos, menores impactos ambientais. O fluxo de energia num ecossistema não é cíclico, mas sim unidireccional, como se deduz da interpretação de uma pirâmide energética.
4. A vegetação é a base das teias alimentares dos ecossistemas terrestres e além disso sustenta o solo, pelo que a sua destruição conduz à degradação do solo por erosão.
Produtores ou Autotróficos:
Elaboram a matéria orgânica de que necessitam a partir de matéria mineral.
Consumidores (inclui macroconsumidores e microconsumidores=decompositores):
Elaboram a matéria orgânica de que necessitam a partir da matéria orgânica que consomem)
Atenção: todos os seres vivos elaboram a sua própria matéria, por exemplo têm que formar as suas proteínas.
2. Os elementos químicos (como o azoto e o carbono que "vimos" na mata da escola) circulam entre os produtores, os consumidores, os decompositores e o meio mineral (solo, água e ar), regressando a um dos elos por onde já passou, por exemplo aos produtores.
Fizemos a revisão dos vários níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
3. De nível trófico para nível trófico há perdas enormes de energia, porque nem todos os seres vivos de um dado nível trófico são consumidos, porque se perde energia sob a forma de calor e porque muito energia é usada nas actividades celulares. Quanto menor for a cadeia alimentar, menores perdas energéticas existem, portanto menores gastos económicos, menores impactos ambientais. O fluxo de energia num ecossistema não é cíclico, mas sim unidireccional, como se deduz da interpretação de uma pirâmide energética.
4. A vegetação é a base das teias alimentares dos ecossistemas terrestres e além disso sustenta o solo, pelo que a sua destruição conduz à degradação do solo por erosão.
Correcção da página 9 do manual
1.
C- É um exemplo de Cooperação (Mutualismo)
F - É um exemplo de Camuflagem
Revisão das relações bióticas:
(+,+) cooperação, mutualismo (não obrigatório)
(+,+) cooperação, simbiose (obrigatório)
(+,0) comensalismo
(+,-) exploração, parasitismo
(+,-) exploração, predação
(-,-) competição
(-,0) antibiose
2. Relação de predação, há o predador e a presa.
3.
Diversidade de vida ao nível da unicelularidade: variados seres pertencentes aos reinos Monera (bactérias), alguns protistas, alguns fungos (as leveduras).
Diversidade de vida ao nível da multicelularidade: variados seres pertencentes aos reinos Animália, Plantae, alguns protistas (como as algas) e alguns fungos (como os cogumelos).
Diversidade de vida ao nível das dimensões: como se pode ver na escala da página 126: os seres vivos têm desde 1 micrómetro até mais de 100 metros
Diversidade de vida ao nível das características do meio: Os seres vivos habitam o meio aquático, terrestre e aéreo. Ocupam mesmo meios com características físico-químicas extremas, como por exemplo nas fontes hidrotermais. Os principais factores abióticos que condicionam a vida nos vários ecossistemas são: pH, temperatura, salinidade, luminosidade e disponibilidade de água.
Diversidade de vida ao nível dos tipos de nutrição:
Autotróficos/Produtores: Plantas, algumas bactérias, alguns protistas
Heterotróficos/Consumidores: Animais, algumas bactéris, alguns protistas
Heterotróficos/Decompositores: algumas bactérias, alguns fungos
C- É um exemplo de Cooperação (Mutualismo)
F - É um exemplo de Camuflagem
Revisão das relações bióticas:
(+,+) cooperação, mutualismo (não obrigatório)
(+,+) cooperação, simbiose (obrigatório)
(+,0) comensalismo
(+,-) exploração, parasitismo
(+,-) exploração, predação
(-,-) competição
(-,0) antibiose
2. Relação de predação, há o predador e a presa.
3.
Diversidade de vida ao nível da unicelularidade: variados seres pertencentes aos reinos Monera (bactérias), alguns protistas, alguns fungos (as leveduras).
Diversidade de vida ao nível da multicelularidade: variados seres pertencentes aos reinos Animália, Plantae, alguns protistas (como as algas) e alguns fungos (como os cogumelos).
Diversidade de vida ao nível das dimensões: como se pode ver na escala da página 126: os seres vivos têm desde 1 micrómetro até mais de 100 metros
Diversidade de vida ao nível das características do meio: Os seres vivos habitam o meio aquático, terrestre e aéreo. Ocupam mesmo meios com características físico-químicas extremas, como por exemplo nas fontes hidrotermais. Os principais factores abióticos que condicionam a vida nos vários ecossistemas são: pH, temperatura, salinidade, luminosidade e disponibilidade de água.
Diversidade de vida ao nível dos tipos de nutrição:
Autotróficos/Produtores: Plantas, algumas bactérias, alguns protistas
Heterotróficos/Consumidores: Animais, algumas bactéris, alguns protistas
Heterotróficos/Decompositores: algumas bactérias, alguns fungos
Correcção da página 13 do manual Terra: Universo de Vida
1. A comunidade é o conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema e as relaçãoes que estabelecem entre si, enquanto que uma população faz parte da comunidade e é um grupo de seres vivos da mesma espécie que interactuam numa determinada área num dado período de tempo.
2. Ao nível celular.
Os vírus são seres sub-celulares, estão na fronteira entre a vida e a não vida.
3. População de leirões e população de galinhas-do-mato.
2. Ao nível celular.
Os vírus são seres sub-celulares, estão na fronteira entre a vida e a não vida.
3. População de leirões e população de galinhas-do-mato.
domingo, 2 de março de 2008
Lição nº 95 e 96
- 20/02/2008
SUMÁRIO:
Powerpoint: Métodos para o estudo do interior da geosfera.
Diversidade e organização biológicas.
Extinção e conservação.
Registo de TPC
TPC próxima aula:
- página 17
- Pesquisa sobre Diversidade / Extinção / Conservação Biológicas
Powerpoint: métodos estudo da geosfera – mandei para o e-mail
Hot potatoes: Conferências mundiais e ambiente – mandei para o e-mail
Correcção das páginas: 9, 13, 15
Biodiversidade, Extinção e Conservação:
Filmes em
http://www.netxplica.com/videos/youtube/10BIO.I.diversidade.na.biosfera
Causas da extinção de espécies / diminuição da biodiversidade
(acção directa ou indirecta do Homem):
Degradação, destruição e fragmentação de habitats (desflorestação, estradas, fogos, turismo, actividade industrial e automóvel pela poluição do ar, solos, e água)
Exploração excessiva (caça e pesca intensivas para fins alimenteres ou adornos, mas sempre por razões de luxúria)
Alterações das condições ambientais, causadas pelo aquecimento global, chuvas ácidas e outras alterações nos restantes subsistemas terrestres.
Introdução de novas espécies, que entram em competição/parasitismo/predação com as espécies endémicas.
Consequências da extinção de espécies / diminuição da biodiversidade
(numa perspectiva antropocêntrica):
Menor capacidade de resposta dos ecossistemas às alterações do meio ambiente
Alterações na paisagem
Perda de fertilidade dos solos
Erosão dos solos
Pragas na agricultura
Diminuição da polinização
Alteração dos ciclos bioqeoquímicos (carbono, azoto, oxigénio, água)
Incapacidade de tratamento /reciclagem dos resíduos
Diminuição do fornecimento de alimentos
Diminuição do fornecimento de medicamentos
Diminuição do fornecimento de outras matérias primas: madeira, colas, fibras, corantes, etc
Perda de valor potencial (novos medicamentos / novos alimentos)
Eticamente, todas as espécies são importantes.
Conservação de espécies / preservação da biodiversidade:
Controlo das causas das extinções
Conservação de espécies / Cativeiro e reintrodução: Em Portugal, por exemplo a foca-monge nas Desertas (Madeira) e o lobo-ibérico
Criação de áreas protegidas
Atitudes conscientes do cidadão comum
Fichas informativas:
Rede Nacional de Áreas protegidas
Seleccção e Consumo de espécies marinhas – Oceanário
A vida nas Fontes Hidrotermais
Como proteger a biodiversidade?
Biodiversidade
Lição nº 93 e 94
18/02/2008
SUMÁRIO:
Entrega, correcção e discussão do teste intermédio.
Correcção do TPC.
SUMÁRIO:
Entrega, correcção e discussão do teste intermédio.
Correcção do TPC.
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