02/05/2008
SUMÁRIO:
Correcção de TPC`s.
Estudo comparativo dos sistemas circulatórios dos Vertebrados.
domingo, 4 de maio de 2008
Lição nº 135 e 136 A / 134 e 135 B
30/04/2008
SUMÁRIO:
Teste de Avaliação.
O teste com a correcção em
http://www.mediafire.com/?kze0ndlz0ml
SUMÁRIO:
Teste de Avaliação.
O teste com a correcção em
http://www.mediafire.com/?kze0ndlz0ml
Lição nº 133 e 134 A / 132 e 133 B
28/04/2008
SUMÁRIO:
Transporte nos animais.
Evolução dos sistemas de transporte nos animais.
No quadro:
- Experiências para estudo da teoria da tensão-coesão-adesão.
- Transporte no Floema:
Teoria do fluxo de massa de Munchen e experiências relacionadas
- Evolução dos sistemas de transporte nos animais:
A) Sem sistema de transporte diferenciado:
A1) Sem cavidade gastrovascular: Porífera (exemplo esponjas)
A2) Com cavidade gastrovascular: Cnidários (hidra e corais) e Platelmintas (planária)
B) Com sistema de transporte diferenciado:
B1) Sistema Circulatório Aberto (com hemolinfa): Maioria dos Moluscos (caracóis, por exemplo) e Artrópodes (insectos - gafanhoto - e aranhas)
B2) Sistema Circulatório Fechado: Anelídeos (exemplo: minhoca) e Vertebrados
Sistema Circulatório dos Vertebrados:
B2 I) Coração com dois compartimentos e circulação simples (Peixes)
B2 II) Coração com três compartimentos e circulação dupla incompleta (Anfíbios e Répteis não crocodilianos)
B2 III) Coração com quatro compartimentos e circulação dupla e completa (Aves e Mamíferos)
SUMÁRIO:
Transporte nos animais.
Evolução dos sistemas de transporte nos animais.
No quadro:
- Experiências para estudo da teoria da tensão-coesão-adesão.
- Transporte no Floema:
Teoria do fluxo de massa de Munchen e experiências relacionadas
- Evolução dos sistemas de transporte nos animais:
A) Sem sistema de transporte diferenciado:
A1) Sem cavidade gastrovascular: Porífera (exemplo esponjas)
A2) Com cavidade gastrovascular: Cnidários (hidra e corais) e Platelmintas (planária)
B) Com sistema de transporte diferenciado:
B1) Sistema Circulatório Aberto (com hemolinfa): Maioria dos Moluscos (caracóis, por exemplo) e Artrópodes (insectos - gafanhoto - e aranhas)
B2) Sistema Circulatório Fechado: Anelídeos (exemplo: minhoca) e Vertebrados
Sistema Circulatório dos Vertebrados:
B2 I) Coração com dois compartimentos e circulação simples (Peixes)
B2 II) Coração com três compartimentos e circulação dupla incompleta (Anfíbios e Répteis não crocodilianos)
B2 III) Coração com quatro compartimentos e circulação dupla e completa (Aves e Mamíferos)
Lição nº 132 A (5ª feira)
24/04/2008
SUMÁRIO:
Correcção de TPC`s.
Só damos 45 min:
- Mostrar experiência da ascenção de dois corantes diferentes por feixes vasculares de lados opostos do caule de margaridas com flores brancas.
- Entregar testes sobre a prática e correcção
- Marcar TPC`s: páginas 83, 84 e 85 + 90 + 97 ( para corrigir 2ª feira a seguir à aula)+ estudar da página 111 à 118 (sistema circulatório humano)
- Estão outros exercícios resolvidos na reprografia.
- usando o quadro, o Transporte do Xilema:
Teoria da pressão radicular
SUMÁRIO:
Correcção de TPC`s.
Só damos 45 min:
- Mostrar experiência da ascenção de dois corantes diferentes por feixes vasculares de lados opostos do caule de margaridas com flores brancas.
- Entregar testes sobre a prática e correcção
- Marcar TPC`s: páginas 83, 84 e 85 + 90 + 97 ( para corrigir 2ª feira a seguir à aula)+ estudar da página 111 à 118 (sistema circulatório humano)
- Estão outros exercícios resolvidos na reprografia.
- usando o quadro, o Transporte do Xilema:
Teoria da pressão radicular
Teoria da tensão-coesão-adesão
Lição nº 128 e 129
21/04/2008
SUMÁRIO:
Transporte no xilema.
Transporte no floema.
Definimos a matéria para o teste:
Da página 50 à 121.
Estará implícita a matéria do módulo inicial.
Haverá um grupo a apresentar carárter transversal nos domínios da Biologia e da Geologia (tema III)
Com acetatos estudámos a distribuição dos feixes vasculares na raíz, no caule e na folha.
Estudámos como funcionam os estomas de modo a regular a transpiração (perda vapor de água pelas folhas)
Absorção de água e de solutos, ao nível dos pêlos absorventes da raíz, desde a solução do solo até às células da epiderme e destas até ao xilema, localizado na zona central.
Sais Minerais:
- São absorvidos por transporte activo (ou mais raramente, por difusão, se estiverem em menor concentração dentro das células da raíz)
Água:
- Absorvida por osmose.
Iniciámos o estudo da translocação da seiva bruta, abordando uma montagem experimental que permitiria comprovar a pressão radicular.
SUMÁRIO:
Transporte no xilema.
Transporte no floema.
Definimos a matéria para o teste:
Da página 50 à 121.
Estará implícita a matéria do módulo inicial.
Haverá um grupo a apresentar carárter transversal nos domínios da Biologia e da Geologia (tema III)
Com acetatos estudámos a distribuição dos feixes vasculares na raíz, no caule e na folha.
Estudámos como funcionam os estomas de modo a regular a transpiração (perda vapor de água pelas folhas)
Absorção de água e de solutos, ao nível dos pêlos absorventes da raíz, desde a solução do solo até às células da epiderme e destas até ao xilema, localizado na zona central.
Sais Minerais:
- São absorvidos por transporte activo (ou mais raramente, por difusão, se estiverem em menor concentração dentro das células da raíz)
Água:
- Absorvida por osmose.
Iniciámos o estudo da translocação da seiva bruta, abordando uma montagem experimental que permitiria comprovar a pressão radicular.
Lição nº 127
Lição nº 125 e 126
16/04/2008
SUMÁRIO:
Distribuição de matéria nos seres vivos.
Sistemas de transporte nos fotossintéticos.
Absorção de água e solutos pelas plantas.
Demos a quimiossíntese e comparámos com a fotossíntese, usando o quadro.
Ficha de trabalho quimiossíntese e fontes hidrotermais
Sistemas de transporte nos seres fotossintéticos:
Cianobactérias
Algas
Plantas não vasculares
Plantas vasculares – Espermatófitas:
Ø Gimnospérmicas
Ø Angiospérmicas: Monocotiledóneas + Dicotiledóneas
Transporte nas plantas:
Seiva bruta:
- água com solutos dissolvidos
- movimento ascendente na planta
- transporte no xilema
Seiva elaborada:
- água (cerca de 70%) com açucares, hormonas, etc
- movimento sobretudo descendente , mas também ascendente
- transporte no floema
Órgãos das plantas vasculares:
Raíz:
Função: Absorção e fixação da planta no solo
Feixes vasculares simples e alternos localizados sobretudo na zona central.
Caule:
Função: Transporte de materiais entre a raíz e as folhas e manutenção das folhas em direcção ao sol
Feixes vasculares duplos e colaterais localizados sobretudo na zona mais periférica.
Folha:
Função: Fotossíntese e Evapotranspiração
Feixes vasculares duplos e colaterais localizados nas nervuras
Caracterização breve da anatomia dos tecidos condutores ou vasculares:
Xilema e Floema
SUMÁRIO:
Distribuição de matéria nos seres vivos.
Sistemas de transporte nos fotossintéticos.
Absorção de água e solutos pelas plantas.
Demos a quimiossíntese e comparámos com a fotossíntese, usando o quadro.
Ficha de trabalho quimiossíntese e fontes hidrotermais
Sistemas de transporte nos seres fotossintéticos:
Cianobactérias
Algas
Plantas não vasculares
Plantas vasculares – Espermatófitas:
Ø Gimnospérmicas
Ø Angiospérmicas: Monocotiledóneas + Dicotiledóneas
Transporte nas plantas:
Seiva bruta:
- água com solutos dissolvidos
- movimento ascendente na planta
- transporte no xilema
Seiva elaborada:
- água (cerca de 70%) com açucares, hormonas, etc
- movimento sobretudo descendente , mas também ascendente
- transporte no floema
Órgãos das plantas vasculares:
Raíz:
Função: Absorção e fixação da planta no solo
Feixes vasculares simples e alternos localizados sobretudo na zona central.
Caule:
Função: Transporte de materiais entre a raíz e as folhas e manutenção das folhas em direcção ao sol
Feixes vasculares duplos e colaterais localizados sobretudo na zona mais periférica.
Folha:
Função: Fotossíntese e Evapotranspiração
Feixes vasculares duplos e colaterais localizados nas nervuras
Caracterização breve da anatomia dos tecidos condutores ou vasculares:
Xilema e Floema
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