sábado, 10 de novembro de 2007
ficha de trabalho - planetas interiores
Correcção:
1.1. Vénus e Terra, porque se lê no gráfico, que são os que ainda actualmente continuam a formar rochas magmáticas, o que é indicativo de actividade geológica.
1.2. satélites: Lua; planetas interiores: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte
1.3. A, E, G
2.1. C
2.2. 2
2.3. Construir um texto com os seguintes itens sucessivos:
- No disco protoplanetário
- Ocorria o impacto de platenesimais
- e Acreção
- Ocorreu então aumento da temperatura devido a:energia resultante dos impactos, compressão, início do decaimento radioactivo
- Levou à fusão dos materiais
- Consequentemente, movimentação, segundo as suas densidades: Ferro e níquel mais densos migraram para o centro; materiais sucessivamente menos densos migraram sucessivamente mais para a periferia do planeta
- Assim, formaram-se camadas concentricas ( diferenciação )
ATENÇÃO A ALGUMAS INCORRECÇÕES DA FICHA DE TRABALHO:
1º - à luz da nova classificação dos astros do sistema solar, satélites não são denominados planetas - questão 1.2..
2º - No gráfico da questão 2, a unidade de tempo deve se milhares de milhões de anos (G.a.) e não M. a.
3º - No mesmo gráfico onde diz "Atmosfera e hidrosfera" seria mais correcto dizer "Atmosfera primitiva (rica em H e He)", uma vez que a hidrosfera se terá formado um pouco mais tarde, a partir da atmosfera secundária que por sua vez resultou da actividade vulcânica da superfície do planeta, já no fim da diferenciação.
1.1. Vénus e Terra, porque se lê no gráfico, que são os que ainda actualmente continuam a formar rochas magmáticas, o que é indicativo de actividade geológica.
1.2. satélites: Lua; planetas interiores: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte
1.3. A, E, G
2.1. C
2.2. 2
2.3. Construir um texto com os seguintes itens sucessivos:
- No disco protoplanetário
- Ocorria o impacto de platenesimais
- e Acreção
- Ocorreu então aumento da temperatura devido a:energia resultante dos impactos, compressão, início do decaimento radioactivo
- Levou à fusão dos materiais
- Consequentemente, movimentação, segundo as suas densidades: Ferro e níquel mais densos migraram para o centro; materiais sucessivamente menos densos migraram sucessivamente mais para a periferia do planeta
- Assim, formaram-se camadas concentricas ( diferenciação )
ATENÇÃO A ALGUMAS INCORRECÇÕES DA FICHA DE TRABALHO:
1º - à luz da nova classificação dos astros do sistema solar, satélites não são denominados planetas - questão 1.2..
2º - No gráfico da questão 2, a unidade de tempo deve se milhares de milhões de anos (G.a.) e não M. a.
3º - No mesmo gráfico onde diz "Atmosfera e hidrosfera" seria mais correcto dizer "Atmosfera primitiva (rica em H e He)", uma vez que a hidrosfera se terá formado um pouco mais tarde, a partir da atmosfera secundária que por sua vez resultou da actividade vulcânica da superfície do planeta, já no fim da diferenciação.
Lição nº 38 e 39
Lição nº 36 e 37
05/11/2007
SUMÁRIO:
Correcção dos TPC
Entrega e correcção dos mapas de conceitos.
1.1. A Terra – Acreção e diferenciação
Esclarecimentos sobre os novos critérios específicos de avaliação.
Critérios específicos de avaliação – reformulados à luz da nova legislação
5% - atitudes cívicas
65% - testes de avaliação
30% - trabalho prático
Entrega dos mapas de conceitos - Publico correcção à posteriori
Correcção do TPC – as duas fichas de trabalho do livro
ü Ficha página 63
ü Ficha página 70/71
SUMÁRIO:
Correcção dos TPC
Entrega e correcção dos mapas de conceitos.
1.1. A Terra – Acreção e diferenciação
Esclarecimentos sobre os novos critérios específicos de avaliação.
Critérios específicos de avaliação – reformulados à luz da nova legislação
5% - atitudes cívicas
65% - testes de avaliação
30% - trabalho prático
Entrega dos mapas de conceitos - Publico correcção à posteriori
Correcção do TPC – as duas fichas de trabalho do livro
ü Ficha página 63
ü Ficha página 70/71
Lição nº 35 B
02/11/2007
SUMÁRIO:Webquest – Planetas do Sistema Solar
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1323
SUMÁRIO:Webquest – Planetas do Sistema Solar
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1323
Elabora com mapa de conceitos, usando os seguintes conceitos
Aerólitos ou rochosos
Anéis
Asteróides
Cabeleira
Caronte
Cauda
Ceres
Cintura de asteróides
Cintura de Kuiper
Cometas
Éris
Estrela
Gelo e poeira
Gigantes gasosos ou jupiterianos
Júpiter
Lua
Marte
Mercúrio
Meteoros
Meteoritos
Meteoróides
Neptuno
Núcleo
Planetas
Planetas anões
Pequenos corpos do sistema solar
Plutão
Satélites planetários
Saturno
Sideritos ou metálicos
Siderólitos ou metálico-rochosos
Sistema solar
Sol
Terra
Terrestres ou telúricos
Úrano
Vénus
Anéis
Asteróides
Cabeleira
Caronte
Cauda
Ceres
Cintura de asteróides
Cintura de Kuiper
Cometas
Éris
Estrela
Gelo e poeira
Gigantes gasosos ou jupiterianos
Júpiter
Lua
Marte
Mercúrio
Meteoros
Meteoritos
Meteoróides
Neptuno
Núcleo
Planetas
Planetas anões
Pequenos corpos do sistema solar
Plutão
Satélites planetários
Saturno
Sideritos ou metálicos
Siderólitos ou metálico-rochosos
Sistema solar
Sol
Terra
Terrestres ou telúricos
Úrano
Vénus
Lição nº 34/35 A e Lição nº 33/34B
31/10/2007
SUMÁRIO:
Exploração de sites
1.1. Formação do sistema solar
Elaboração de um mapa de conceitos.
Visualizámos os sites assinalados com asterisco*:
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 1 - Terra
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 2 - Constituição do sistema solar, com distâncias e dimensões à escala – Propor trabalho prático: 1 laranja, 2 grão de bico, 2 lentilhas, 2 grãos de sal grosso, 2 grãos de açucar granulado
+http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 5 - exercícios da classificação dos planetas
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 6 - Asteróides e cometas
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 3 - Origem do sistema solar
*http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 4 – exercício da formação do sistema solar
* http://cdcc-gwy.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/index.html
Nova composição do sistema solar
* http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm#composicao
nova composição do sistema solar
http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol12/n8/pagina5.html
Texto: Plutão, o planeta anão
http://www.ore.org.pt/observatorio/noticias.aspx?lang=pt&contentid=1D0371F94AF0291EE0440003BA2C8E70
Texto: a favor de plutão ser planeta
* http://astro.if.ufrgs.br/comast/index.htm
corpos menores do sistema solar – com autoteste - VALE A PENA FAZER!!!!
http://ssd.jpl.nasa.gov/?body_count
quantos são os elementos do sistema solar
http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/games/jigsaw/jigsaw.shtml
System solar - Óptimo – não actualizado – não abre
http://nautilus.fis.uc.pt/astro/ss/index-pt.php
sistema solar
http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/spacemap/index.shtml
Mapa interactivo –
* http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/games/jigsaw/jigsaw.shtml
jogo composição do sistema solar interactivo
http://msnucleus.org/membership/guide/storybooks.html
Universe cycle – canções e histórias - giro
http://www.jpl.nasa.gov/solar_system/planets/planets_index.html
Nasa – planetas
http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/index.cfm?start_row=51
Nasa – animações, filmes
http://www.uc.pt/iguc/atlas/01origem.htm
origem do sistema solar
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo5/
Origem do sistema solar e planetas
http://www.wwnorton.com/college/geo/egeo/animations/ch1.htm
Origem do sistema solar animação
http://www.solarviews.com/cap/misc/ssanim.htm
fotos dos astros do s.s.
http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/java.htm
planetarium
http://www.bbc.co.uk/science/space/exploration/iss/index.shtml
Estação espacial internacional -
http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/july/21/newsid_2635000/2635845.stm
1969 – Lua – Neil Armstrong – Vídeo -
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=7a0d80d565ae8176d335
filme - cometas - Snowball Fight in the Solar System 5 min
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=0e157014d7d250870f21
video – lançamento da Apollo 11 liftoff 4 min
http://www.tvciencia.pt/tvcjrn/pagjrn/tvcjrn02.asp?cdc=199&nsq=1
1º satellite: sputnik, navegação por satélite Galileu, TV
http://www.nasa.gov/audience/foreducators/9-12/multimedia/index.html
http://www.nasa.gov/multimedia/highlights/index.html
NASA – para explorarem depois
http://hubblesite.org/fun_.and._games/tonights_sky/index.php
para explorarem depois
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Wikipedia
SUMÁRIO:
Exploração de sites
1.1. Formação do sistema solar
Elaboração de um mapa de conceitos.
Visualizámos os sites assinalados com asterisco*:
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 1 - Terra
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 2 - Constituição do sistema solar, com distâncias e dimensões à escala – Propor trabalho prático: 1 laranja, 2 grão de bico, 2 lentilhas, 2 grãos de sal grosso, 2 grãos de açucar granulado
+http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 5 - exercícios da classificação dos planetas
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 6 - Asteróides e cometas
* http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 3 - Origem do sistema solar
*http://www.escolavirtual.pt/ev/ctrl.php?fm=preview&fp=preview&u=7838&store=1&pbk=%2Fev%2Fctrl.php%3Ffm%3Dteacher%26fp%3Dclass%252Fassignment%26a%3D&c=59&node=a33&pbka=0&savebtn=1&page=1
Escola virtual
Recursos 4 – exercício da formação do sistema solar
* http://cdcc-gwy.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/index.html
Nova composição do sistema solar
* http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm#composicao
nova composição do sistema solar
http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol12/n8/pagina5.html
Texto: Plutão, o planeta anão
http://www.ore.org.pt/observatorio/noticias.aspx?lang=pt&contentid=1D0371F94AF0291EE0440003BA2C8E70
Texto: a favor de plutão ser planeta
* http://astro.if.ufrgs.br/comast/index.htm
corpos menores do sistema solar – com autoteste - VALE A PENA FAZER!!!!
http://ssd.jpl.nasa.gov/?body_count
quantos são os elementos do sistema solar
http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/games/jigsaw/jigsaw.shtml
System solar - Óptimo – não actualizado – não abre
http://nautilus.fis.uc.pt/astro/ss/index-pt.php
sistema solar
http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/spacemap/index.shtml
Mapa interactivo –
* http://www.bbc.co.uk/science/space/playspace/games/jigsaw/jigsaw.shtml
jogo composição do sistema solar interactivo
http://msnucleus.org/membership/guide/storybooks.html
Universe cycle – canções e histórias - giro
http://www.jpl.nasa.gov/solar_system/planets/planets_index.html
Nasa – planetas
http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/index.cfm?start_row=51
Nasa – animações, filmes
http://www.uc.pt/iguc/atlas/01origem.htm
origem do sistema solar
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo5/
Origem do sistema solar e planetas
http://www.wwnorton.com/college/geo/egeo/animations/ch1.htm
Origem do sistema solar animação
http://www.solarviews.com/cap/misc/ssanim.htm
fotos dos astros do s.s.
http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/java.htm
planetarium
http://www.bbc.co.uk/science/space/exploration/iss/index.shtml
Estação espacial internacional -
http://news.bbc.co.uk/onthisday/hi/dates/stories/july/21/newsid_2635000/2635845.stm
1969 – Lua – Neil Armstrong – Vídeo -
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=7a0d80d565ae8176d335
filme - cometas - Snowball Fight in the Solar System 5 min
http://www.teachertube.com/view_video.php?viewkey=0e157014d7d250870f21
video – lançamento da Apollo 11 liftoff 4 min
http://www.tvciencia.pt/tvcjrn/pagjrn/tvcjrn02.asp?cdc=199&nsq=1
1º satellite: sputnik, navegação por satélite Galileu, TV
http://www.nasa.gov/audience/foreducators/9-12/multimedia/index.html
http://www.nasa.gov/multimedia/highlights/index.html
NASA – para explorarem depois
http://hubblesite.org/fun_.and._games/tonights_sky/index.php
para explorarem depois
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Wikipedia
Lição nº 32/33 A e Lição nº 31/32 B
29/10/2007
SUMÁRIO:
1.1. Composição do sistema solar.
Ficha de trabalho: O que é um planeta?
Composição do sistema solar:
- Sol
- Planetas:
Ø Terrestres ou telúricos
Ø Gigantes gasosos
Planetas anões
Pequenos corpos do sistema solar: - Asteróides
- Meteoróides:
v Meteoros
v Meteoritos:
ü Sideritos ou metálicos
ü Siderólitos ou metálico-rochosos
ü Aerólitos ou rochosos - Cometas
- Satélites planetários
- Anéis
Próxima aula: Elaborar mapa de conceitos relativo à constituição do sistema solar
Lição nº 31 A e Lição nº 30 B
Acabar as animações sobre Tectónica de Placas.
Concluir:
Limites divergentes ou construtivos ou distensivos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, afastando-se
- Actuam tensões distensivas (puxam)
- Há Sismos e Vulcanismo.
- Forma-se o vale de rift ( e eventualmente dorsal oceânica )
- Formação de litosfera
- Responsável pela expansão dos fundos oceânicos
- Bordo oceano – oceano – exs – Oceano Atlântico, Mar vermelho
- Bordo continente continente – ex – Leste Africano
Limites convergentes ou destrutivos ou compressivos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, aproximando-se
- Actuam tensões compressivas (empurram)
- Há Sismos e Vulcanismo.
- Pode haver destruição de litosfera, ou seja, fusão de rochas, formando magma
- Bordo oceano – continente - ex – Margem Pacífica da américa do Sul
* Subducção da placa oceânica sob a continental
* Formam-se cadeias montanhosas (como os Andes)
- Bordo oceano – oceano – ex – Arco insular do Japão
* Subducção de uma placa sob a outra
* Forma-se uma arco de ilhas vulcânicas
- Bordo continente continente – ex – Himalaias actualmente
* Colisão de duas placas continentais
* Sem subducção
* Forma cadeias montanhosas
Limites transformantes ou conservativos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, movimentando-se na horizontal, lateralmente
- Há Sismos mas não há vulcanismo
- Formam-se falhas transformantes
- Nem destruição nem formação de litosfera
- Bordo oceano – oceano – exs – falhas transformantes perpendiculares à dorsal médio atlântica
- Bordo continente continente – ex – falha de Sto André, califórnia
Actividade tectónica intra-placa – Hot-spots:
- Vulcanismo
- Placa oceânica – ex – ilhas do Havai
- Placa continental – ex – Yellostone, EUA
Consequências da Tectónica de Placas:
- Formação de montanhas
- Sismos e vulcões
- Abertura e fecho de oceanos
- Deriva Continental
- Alterações Climáticas
- Distribuição da Vida na Terra
Quais as causas da mobilidade das placas?
- Correntes de convecção do manto
- Diminuição da temperatura e aumento da densidade da placa que mergulha exercendo uma força semelhante a um “puxão”.
Trabalho laboratorial:
Como é alterada a posição horizontal dos estratos sedimentares?
Fotos já apresentadas anteriormente.
Fazer V de Gowin
Concluir:
Limites divergentes ou construtivos ou distensivos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, afastando-se
- Actuam tensões distensivas (puxam)
- Há Sismos e Vulcanismo.
- Forma-se o vale de rift ( e eventualmente dorsal oceânica )
- Formação de litosfera
- Responsável pela expansão dos fundos oceânicos
- Bordo oceano – oceano – exs – Oceano Atlântico, Mar vermelho
- Bordo continente continente – ex – Leste Africano
Limites convergentes ou destrutivos ou compressivos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, aproximando-se
- Actuam tensões compressivas (empurram)
- Há Sismos e Vulcanismo.
- Pode haver destruição de litosfera, ou seja, fusão de rochas, formando magma
- Bordo oceano – continente - ex – Margem Pacífica da américa do Sul
* Subducção da placa oceânica sob a continental
* Formam-se cadeias montanhosas (como os Andes)
- Bordo oceano – oceano – ex – Arco insular do Japão
* Subducção de uma placa sob a outra
* Forma-se uma arco de ilhas vulcânicas
- Bordo continente continente – ex – Himalaias actualmente
* Colisão de duas placas continentais
* Sem subducção
* Forma cadeias montanhosas
Limites transformantes ou conservativos:
- Placas movimentam-se em sentidos opostos, movimentando-se na horizontal, lateralmente
- Há Sismos mas não há vulcanismo
- Formam-se falhas transformantes
- Nem destruição nem formação de litosfera
- Bordo oceano – oceano – exs – falhas transformantes perpendiculares à dorsal médio atlântica
- Bordo continente continente – ex – falha de Sto André, califórnia
Actividade tectónica intra-placa – Hot-spots:
- Vulcanismo
- Placa oceânica – ex – ilhas do Havai
- Placa continental – ex – Yellostone, EUA
Consequências da Tectónica de Placas:
- Formação de montanhas
- Sismos e vulcões
- Abertura e fecho de oceanos
- Deriva Continental
- Alterações Climáticas
- Distribuição da Vida na Terra
Quais as causas da mobilidade das placas?
- Correntes de convecção do manto
- Diminuição da temperatura e aumento da densidade da placa que mergulha exercendo uma força semelhante a um “puxão”.
Trabalho laboratorial:
Como é alterada a posição horizontal dos estratos sedimentares?
Fotos já apresentadas anteriormente.
Fazer V de Gowin
Lição nº 29/30 A e Lição nº 28/29 B
24/10/2007
SUMÁRIO:
A Teoria da Tectónica de Placas.
Início do estudo do tema: A Terra, um planeta muito especial.
Tectónica de Placas:
www.escolavirtual.pt
http://www.wwnorton.com/college/geo/egeo/animations/ch2.htm
http://www.uky.edu/AS/Geology/howell/goodies/elearning/module04swf.swf
http://www.uky.edu/AS/Geology/howell/goodies/elearning/module04swf.swf
SUMÁRIO:
A Teoria da Tectónica de Placas.
Início do estudo do tema: A Terra, um planeta muito especial.
Tectónica de Placas:
www.escolavirtual.pt
http://www.wwnorton.com/college/geo/egeo/animations/ch2.htm
http://www.uky.edu/AS/Geology/howell/goodies/elearning/module04swf.swf
http://www.uky.edu/AS/Geology/howell/goodies/elearning/module04swf.swf
Lição nº 27/28 A e Lição nº 26/27 B
22/10/2007
SUMÁRIO:
1.1. Mobilismo geológico.
As placas tectónicas e os seus movimentos.
Teoria da Deriva Continental:
- Wegener
- Argumentos: Paleontológicos, Paleoclimáticos, Geológicos, Morfológicos
- Actualmente confirmada e previsível pelo uso de GPS (Posicionamento Global por Satélite)
- Actualmente conseguimos explicar as causas da deriva dos continentes (apesar de ainda haver algumas polémicas!!!): O movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectónicas em que estão incluídos.
Teoria da Tectónica de Placas:
- Teoria unificadora e globalizante da Geologia
- Conceito de litosfera e de astenosfera
- Conceito de placa tectónica ou placa litosférica
SUMÁRIO:
1.1. Mobilismo geológico.
As placas tectónicas e os seus movimentos.
Teoria da Deriva Continental:
- Wegener
- Argumentos: Paleontológicos, Paleoclimáticos, Geológicos, Morfológicos
- Actualmente confirmada e previsível pelo uso de GPS (Posicionamento Global por Satélite)
- Actualmente conseguimos explicar as causas da deriva dos continentes (apesar de ainda haver algumas polémicas!!!): O movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectónicas em que estão incluídos.
Teoria da Tectónica de Placas:
- Teoria unificadora e globalizante da Geologia
- Conceito de litosfera e de astenosfera
- Conceito de placa tectónica ou placa litosférica
Lição nº 26 A e Lição nº 25 B
18/10/2007 e 19/10/2007
SUMÁRIO:
Entrega e correcção do Teste de avaliação.
Conversa com os alunos sobre os trabalhos a desenvolver ao longo do ano.
Entrega e correcção dos testes.
Trabalho de ampliação de conhecimentos, para apresentar na turma e usar as TIC:
No 1º período: do aluno nº 1 ao aluno nº 8.
Visitas de estudo:
1- 1º período: Saída de Campo de Geologia à região do Cabo Espichel e Serra da Arrábida
2- 2º período: Central termoeléctrica do Pego e Parque Astronómico Ciência Viva de Constância
3- 3º período: Visita e trabalhos práticos no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa
Saída de Campo de Geologia à região do Cabo Espichel e Serra da Arrábida:
- O mais brevemente possível.
- Avaliação: participação + elaboração de uma parte do relatório da visita
SUMÁRIO:
Entrega e correcção do Teste de avaliação.
Conversa com os alunos sobre os trabalhos a desenvolver ao longo do ano.
Entrega e correcção dos testes.
Trabalho de ampliação de conhecimentos, para apresentar na turma e usar as TIC:
No 1º período: do aluno nº 1 ao aluno nº 8.
Visitas de estudo:
1- 1º período: Saída de Campo de Geologia à região do Cabo Espichel e Serra da Arrábida
2- 2º período: Central termoeléctrica do Pego e Parque Astronómico Ciência Viva de Constância
3- 3º período: Visita e trabalhos práticos no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa
Saída de Campo de Geologia à região do Cabo Espichel e Serra da Arrábida:
- O mais brevemente possível.
- Avaliação: participação + elaboração de uma parte do relatório da visita
Renumeração das lições
Devido à portaria nº1322/2007 de 4 de Outubro, foi necessário renumerar as lições: alterações a vermelho.
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