Relaciona os tipos de actividade vulcânica com os tipos de limites de placas, justificando.
Nos limites divergentes de placas tectónicas o vulcanismo é maioritariamente fissural e efusivo. Este tipo de vulcanismo é caracterizado pela expulsão calma, ao nível do rifte, de lava básica muito fluida, pobre em água e em sílica, com uma elevada temperatura. Esta lava tem estas características porque resulta da fusão parcial do peridotito, que é a rocha dominante no manto e que é ultra-básica (muito pobre em sílica e muito rica em olivina).
Nos limites convergentes de placas tectónicas o vulcanismo é maioritariamente central e explosivo. Este tipo de vulcanismo é caracterizado pela expulsão violenta, ao nível das cadeias montanhosas pericontinentais e dos arcos insulares, de piroclastos e nuvens ardentes, originários de magma ácido muito viscoso, rico em água e em sílica, com uma temperatura menos elevada (comparativamente). Este magma tem estas características porque resulta da fusão parcial do basalto da placa em subducção, juntamente com água do mar e com outras rochas, ácidas (granitos do continente e sedimentos da fossa oceânica).
Consoante o grau de basicidade e conteúdo em gases do magma formado assim as erupções são mais explosivas ou mais efusivas, pelo que neste tipo de limites de placas a actividade vulcânica pode ser mista.
Nos limites transformantes de placas tectónicas não há actividade vulcânica (pelo menos generalizada)porque não há destruição nem construção de litosfera (há falhas activas e sismos, mas não há magma).
domingo, 27 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Biologia e Geologia...
Ciências para o futuro!
Sem comentários:
Enviar um comentário