quarta-feira, 26 de março de 2008

correcção do teste versão A

Biologia e Geologia - 10º ano - Março de 2008
CORRECÇÃO do Teste de Avaliação – versão A
Grupo I
1.1. d)
2.1. 1- Sedimentogénese, 2- Sedimentos, 3- Rochas sedimentares consolidadas, 4- Rochas Metamórficas, 5- Fusão
2.2. Devido à massa e à gravidade da Lua serem inferiores às da Terra, aquela não teve uma evolução iguala esta, não apresentando atmosfera nem hidrosfera nem biosfera. Deste modo, os agentes de erosão e meteorização estão reduzidos à acção dos impactos meteoríticos e da força gravítica, não havendo os agentes erosivos principais na Terra: água líquida e sólida em movimento, vento e outros factores do clima, e seres vivos.
3. “objecto do tamanho de Marte colidiu com a Terra”
4. e b d f a c
Grupo II
1.1. c)
1.2. a)
1.3. Decompõem a matéria orgânica morta e as excreções em matéria mineral, que é devolvida ao solo (e ao ar e à água). Permitindo a reciclagem de elementos químicos no ecossistema, ou seja, a matéria mineral volta a estar disponível para ser usada pelos produtores e entrar em nova cadeia alimentar. Também evitam assim que a matéria orgânica morta se acumule.
1.4. As bactérias em nódulos nas raízes de leguminosas, fixam o N2 do ar (subsistema atmosfera) transformando-o em NH3 que é usado pelas leguminosas (subsistema biosfera)
2. d)
3.1. Final da era Paleozóica (fim do período Pérmico) – extinção das trilobites; ou, Final da era Mesozóica (fim do período Cretácico) – extinção dos dinossáurios e amonites; ou outra extinção.
3.2. Aceitei qualquer atitude ecologicamente correcta, nomeadamente diminuir o consumo e reduzir o lixo.
3.3. São “causas” porque as acções humanas acima citadas (alterações de habitats e de condições climáticas, à caça e pesca intensivas, ao uso de pesticidas) levam à extinção de muitas espécies. São “consequências” da extinção de muitas espécies porque a perda de biodiversidade traduz-se em menores recursos biológicos e consequentemente escassez de certos alimentos, infertilidade dos solos, catástrofes climáticas e outras. Ou seja, a perda de biodiversidade também leva a alterações de habitats e de condições climáticas, à caça e pesca intensivas e ao uso de pesticidas.
Grupo III
1.1. 1- Retículo Endoplasmático Rugoso (com ribossomas), 2- Complexo de Golgi, 3- Retículo Endoplasmático Liso (sem ribossomas), 4- Vesículas de endocitose ou exocitose (aceitei vacúolos e lisossomas), 5- Membrana Celular, 6- Mitocôndrias, 7- Centrossoma, 8- Membrana Nuclear (aceitei Núcleo), 9- Nucléolo, 10- Citoplasma, 11- Material Genético (DNA), 12- Cápsula.
1.2. A-6, B-8 (ou 9 ou 11), C-5, D-(10), E-1, F-2
1.3. b)
1.4. “Procariótica” porque não tem núcleo individualizado nem outros organelos membranares. “Animal” porque tem centrossoma e não tem parede celular nem cloroplastos.
1.5. Tecido – Órgão – Sistema – Organismo – População – Comunidade – Ecossistema – Biosfera
2. a)V b)V c)F d)F e)V f)V g)F h)V i)F
3.1. Aminoácidos
3.2.
3.3. d)
3.4. São anticorpos (função imunológica ou de defesa do organismo), são enzimas (função de acelerar e permitir as reacções dentro das células) e são transportadores (função de conduzir substâncias dentro dos seres vivos)
4.1. A-adenina, T-timina, C-citosina, G-guanina, S-açucar(pentose), P-ácido fosfórico
4.2. Nucleótido
4.3. É o DNA, porque tem o nucleótido de timina e porque é formado por duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice.

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